Publicidad

Copom aumentará TR provavelmente em janeiro

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

O Banco Central do Brasil manterá inalterada a taxa básica de juros Selic em sua reunião de política este mês, mas começará a subir em janeiro de 2011.

O reajuste no próximo ano seria de 2 pontos percentuais, a fim de conter as expectativas de inflação, que estão cada vez mais distanciadas do centro da meta de 2011.

Das 20 instituições pesquisadas, 19 esperam que a taxa Selic seja mantida em 10,75 por cento ao ano após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em 07 e 08 de dezembro.

Um dos analistas previu um aumento de 0,25 pontos percentuais.

"(O Copom) mantém uma estratégia que espera que as informações para ver quanto será o impacto de taxas de juros feitas em 2010 sobre a economia", disse Roberto Padovani, estrategista-chefe do WestLB Brasil.

Analistas também citaram incertezas externas para o Banco Central que ainda não fez nenhum movimento.

Mas, com previsões de inflação continuamente crescente do mercado e nas atuais expectativas de preços, os analistas acreditam que o banco central terá que reagir mais cedo do que se pensava anteriormente.

A pesquisa mostrou que dos 14 economistas que deram suas projeções para 2011, cinco acreditam que a taxa Selic permanecerá em 10,75 por cento ao ano até o final do ano, enquanto nove estão esperando um aumento.

"Os números da inflação estão constantemente na meta central. Quando se ultrapassa a meta, é um aviso e agora continua a aumentar, dado um sinal (necessidade de) ação", disse Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating.

Publicidad