Publicidad

Curvas de oferta e demanda linear

Na prática, algumas equações de oferta e demanda são aproximadamente lineares na faixa de valores que interessa; outras não-lineares.

No entanto, mesmo nestes casos, as equações lineares podem oferecer representações de oferta e demanda razoavelmente precisas dentro de uma faixa limitada. emprestimos-bancarios-fuja-dos-juros-altos-38-34-thumb-570

Nesta seção, são utilizadas equações lineares de oferta e demanda, “ela simplicidade e clareza com que ilustram certos tipos de análise”.

Deve-se observar que apenas os segmentos das curvas que estão no primeiro quadrante interessam à análise econômica. isto porque a oferta, o preço e a quantidade são, em geral, iguais a zero ou a um número positivo.

Por exemplo, nas formas mais simples de análise econômica: a oferta negativa significa que os artigos não estão disponíveis no mercado, seja porque não são produzidos ou porque são retidos até que um preço satisfatório seja oferecido por eles.

O preço negativo significa que são pagos preços aos compradores para a remoção de artigos do mercado. A demanda negativa significa que o preço é tão alto que impede a atividade do mercado, até que os artigos sejam oferecidos a um preço satisfatório.

Estes casos podem ocorrer, mas sua incidência não é freqüente, sendo examinados apenas em análises econômicas mais avançadas.

Isso é muito importante compreender que a reta oferece, matematicamente, uma descrição perfeitamente geral; as fórmulas para uma reta não indicam a faixa de valores de x e y que deverá ser considerada.

Quando ela é especificada, como no caso presente, onde interessam apenas os valores positivos ou nulos de x e y e, reciprocamente, onde preços ou quantidades negativas não são significativos, a faixa de valores de x e y é restrita.

Estas restrições baseiam-se na interpretação e no significado da equação para uma aplicação particular; elas não se baseiam nas suas propriedades matemáticas

inerentes.

Deve-se ter em mente este fato, a fim de evitar interpretações errôneas, principalmente quando se consideram equações mais complicadas.

Publicidad