Publicidad

E bom que o setor privado ajude o BNDES

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

O novo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, defendeu que o setor privado ajude o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no financiamento de longo prazo no país.

No discurso de posse, Pimentel destacou o papel do BNDES no desenvolvimento. Mais tarde, em entrevista coletiva, ele disse que o banco tem sido “um instrumento decisivo como o principal instrumento de alavancagem” dos investimentos.

O último pacote econonômico do governo Lula foi de estímulo ao financiamento de longo prazo pelo setor privado. As medidas foram anunciadas em 15 de dezembro do ano passado.

O novo ministro do Desenvolvimento também afirmou que o governo vai criar o BNDES-Exim ainda no primeiro semestre desse ano.

O eximbank, como será o BNDES-Exim, é um banco voltado para o financiamento de exportações e a produção voltada para o comércio exterior.

Segundo Pimentel, foi abandonada a ideia de criar uma grande estatal de seguro. Sem essa estatal, o governo está livre para criar um fundo garantidor do eximbank com regras mais simples. O novo ministro disse que o fundo garantidor terá recursos próprios e deve ser operado também pelo BNDES.

“A ideia [de criar o BNDES-Exim] não está abandonada. Ficou parada no período eleitoral. Mas no primeiro semestre desse ano vai estar operando a pleno vapor”, disse Pimentel

Fonte: O Documento

Publicidad
Comments are closed.