Publicidad

O desempenho do IPCA pode afetar os futuros valores da Selic

Nesta semana, o principal evento é a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, previsto para quinta-feira. Diante desta expectativa as projeções de juros embutidas nos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) operam com ligeira alta. Há pouco, o DI com vencimento em janeiro de 2012 apontava taxa anual de 12,19%, ante 12,16% da véspera. O DI de janeiro de 2013 projetava juro de 12,67%, contra 12,65% do último fechamento.

Para Newton Rosa, economista-chefe da SulAmérica Investimentos, a inflação oficial deverá mostrar ligeiro arrefecimento diante do resultado do mês anterior (0,80%), reflexo do comportamento mais moderado dos preços administrados, contando também com uma contribuição menor do preço dos alimentos. O economista projeta inflação de 0,70% no período, elevando a variação acumulada em 12 meses para 6,2%.

O desempenho do índice pode levar o mercado a se decidir sobre os próximos passos do colegiado do Banco Central (BC) em relação ao rumo da Selic, fixada em 11,75% ao ano. A possibilidade de um aumento de 0,25 ponto percentual da Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês, está começando a ganhar espaço entre os analistas. No entanto, a expectativa majoritária do mercado é de aumento de 0,50 ponto percentual pelos menos nesta reunião.

Na agenda doméstica desta manhã foi informado que o Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 1,9% entre fevereiro e março de 2011, passando de 133,9 para 131,3 pontos, de acordo com informações divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ainda na pauta dos negócios, foi informado que o Índice de Preços ao Produtor (IPP), novo indicador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), variou 0,60% em fevereiro comparado ao mês anterior (0,40%). Em relação a fevereiro de 2010, a variação foi de 6,21%. O indicador fechou 2010 em 8,04% e a variação acumulada até fevereiro de 2011 foi de 1%. O novo índice começou a ser divulgado hoje e será mensal.

Publicidad
Comments are closed.