Publicidad

O desempenho do IPCA pode afetar os futuros valores da Selic

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Nesta semana, o principal evento é a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, previsto para quinta-feira. Diante desta expectativa as projeções de juros embutidas nos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) operam com ligeira alta. Há pouco, o DI com vencimento em janeiro de 2012 apontava taxa anual de 12,19%, ante 12,16% da véspera. O DI de janeiro de 2013 projetava juro de 12,67%, contra 12,65% do último fechamento.

Para Newton Rosa, economista-chefe da SulAmérica Investimentos, a inflação oficial deverá mostrar ligeiro arrefecimento diante do resultado do mês anterior (0,80%), reflexo do comportamento mais moderado dos preços administrados, contando também com uma contribuição menor do preço dos alimentos. O economista projeta inflação de 0,70% no período, elevando a variação acumulada em 12 meses para 6,2%.

O desempenho do índice pode levar o mercado a se decidir sobre os próximos passos do colegiado do Banco Central (BC) em relação ao rumo da Selic, fixada em 11,75% ao ano. A possibilidade de um aumento de 0,25 ponto percentual da Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês, está começando a ganhar espaço entre os analistas. No entanto, a expectativa majoritária do mercado é de aumento de 0,50 ponto percentual pelos menos nesta reunião.

Na agenda doméstica desta manhã foi informado que o Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 1,9% entre fevereiro e março de 2011, passando de 133,9 para 131,3 pontos, de acordo com informações divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ainda na pauta dos negócios, foi informado que o Índice de Preços ao Produtor (IPP), novo indicador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), variou 0,60% em fevereiro comparado ao mês anterior (0,40%). Em relação a fevereiro de 2010, a variação foi de 6,21%. O indicador fechou 2010 em 8,04% e a variação acumulada até fevereiro de 2011 foi de 1%. O novo índice começou a ser divulgado hoje e será mensal.

Publicidad
Comments are closed.