Publicidad

Os contratos de Depósito Interfinanceiro estáveis, mais ainda divididos sobre Selic

O Focus mostrou nesta manhã que a previsão de inflação pelo IPCA deste ano subiu de 6 por cento na semana passada para 6,02 por cento. As projeções de juros operavam perto da estabilidade nesta segunda-feira, com um mercado dividido sobre o próximo movimento na Selic analisando a pesquisa Focus e o Relatório de Inflação da semana passada.

Às 10h14, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) janeiro de 2012 projetava 12,14 por cento, contra 12,15 por cento no ajuste da sexta-feira. O DI janeiro de 2013 estava em 12,63 por cento, ante 12,64 por cento.

O Focus mostrou nesta manhã que a previsão de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu de 6 por cento na semana passada para 6,02 por cento, enquanto a de 2012 aumentou de 4,91 para 5 por cento. A projeção para a inflação nos próximos 12 meses caiu para 5,35 por cento, comparado a 5,45 por cento.

Na semana passada, o Banco Central disse no Relatório de Inflação que a convergência dos preços para a meta deve ser suave e que irá trabalhar para que isso ocorra em 2012.

O documento reafirmou a expectativa da maioria dos analistas de que a alta da Selic deverá ser moderada neste ano.

No mercado futuro, o mercado continua dividido sobre o que acontecerá na reunião de abril do Comitê de Política Monetária (Copom), mas passou de tendência para 0,50 ponto antes do relatório para 0,25 ponto agora. O Santander chegou inclusive a mudar, na semana passada, sua previsão para estabilidade, mas essa postura é minoria.

"O Relatório de Inflação mostrou um BC confiante na convergência da inflação ao centro da meta em 2012.. Sua aposta passa tanto pela efetividade das medidas macroprudenciais para conter a demanda como pela célere transmissão desta para a inflação", disse em nota a LCA Consultores.

"A eficácia dessas medidas é um fato: ainda que o BC não explicite suas próprias estimativas, avaliamos que as macroprudenciais tiveram impacto sobre o crédito equivalente a um aumento de 1,80 pontos percentual na Selic... Continuamos a projetar um aumento derradeiro de 0,50 ponto na reunião deste mês."

Publicidad