Publicidad

Previsões do Copom para o cenário brasileiro

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

O Banco Central (BC) do Brasil corregiu esta quarta-feira com uma sensível alta sua previsão de inflação para o ano que esta correndo, calculando um índice de 5,2% contra a expectativa de 4,6% refletida no seu anterior informe trimestral.

“A previsão do Comitê de Política Monetária (Copom) associada ao cenário de referencia indica inflação de 5,2% em 2010. Neste cenário, a inflação acumulada em 12 meses se coloca por cima do valor central da meta no primeiro trimestre de 2010” asseverou o BC no seu informe.

A meta oficial de inflação adotada pelo BC para 2009 e 2010 foi de 4,5% anual, com dois pontos de tolerância (4,5% e o centro da meta, que pode chegar até 6,5%). Em 2009, o país registrou uma inflação de 4,31% em acordo com a entidade monetaria.

Desta maneira, a nova previsão do BC esta a 0,7 pontos percentuais por cima do centro da meta anual. Em acordo com o BC a inflação voltara a se aproximar doc entro da meta em 201, ano em que se prevê que pode fechar em 4,4%.

No seu informe trimestral, o BC definiu que se “cenário de referencia” inclui a taxa referencial de juros, a conhecida Selic, em 8,75% no ano, um nível de cambio de 1,80 reais por dólar estadounidense.

Ao mesmo tempo, o BC manteve em 5,8%, sua previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB), nível que já tinha sido apresentada em dezembro passado.

Publicidad