Publicidad

Taxa de Juros II

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Capitalização sub-periódica

Taxa proporcional (i/m): Quando a capitalização se faz a cada fração de tempo m vezes menor que o período considerado n, se toma uma taxa m vezes menor tambem; esta ultima resulta do cociente entre a taxa nominal i e a quantidade de subperíodos m, é a taxa comumente chamada proporcional. Assim por exemplo, as taxas proporcionais ao i por 1 anual são: para o semestre, o i/2; para o trimestre o i/4; para o mês o i/12; etc.

emprestimos-bancarios-fuja-dos-juros-altos-38-34-thumb-570

Aplicamos a fórmula de monto M3 = C (1 + i/m) n m.

· Taxas equivalentes (im): São aquelas que, correspondendo a períodos de capitalização diferentes, fazem adquirir a capitais iguais valores definitivos, também iguais, ao cabo de um mesmo tempo.

Também podem se definir como taxas subperiódicas, que capitalizando m vezes no período produzem no final do mesmo iguais montos que com capitalizações periódicas e taxa nominal.

A taxa equivalente se utiliza na formula de monto M4 = C (1 + im) n m, de forma que M1 = M4. Esta última igualdade nos permite expressar a taxa equivalente em função da taxa nominal

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

M4 = M1

C (1 + im) n m = C (1 + i) n

(1 + im) m = 1 + i (Simplificamos C y n)

im = (1 + i) 1/m – 1 (Despejamos im)

Capitalização continua

· Taxa nominal (i): Idem taxa nominal, capitalização periódica. No entanto, neste caso não aparece na base do fator de capitalização, senão no expoente da fórmula de monto a juros contínuos M5 = C e i n. Se obtém assim o máximo monto possível.

· Taxa instantânea (d): E aquela que, aplicada em um capital C em n períodos com capitalização contínua, produz o mesmo monto (M6) que o obtido ao utilizar a taxa nominal i no mesmo tempo e com o mesmo capital mas com capitalizações periódicas (M1).

Utilizando termos de Cálculo Diferencial, podemos também dizer que e a variaçao de $1 num instante.

Publicidad